ENAD Escola Nacional de Administração

Investir na competência,
sustentar o desenvolvimento

Organização interna e funcionamento

A Biblioteca da Enad, tem a seguinte estrutura organizacional:

 SERVIÇOS DE ATENDIMENTO, PESQUISA E ORIENTAÇÃO AO PÚBLICO

Os serviços de atendimento, pesquisa e orientação ao público, compreende a prestação de informação e orientação necessárias aos utilizadores para uma boa utilização do fundo documental, bem como manter o acervo bibliográfico ordenado, em segurança e boas condições de uso. Como serviço de Referência deve também, promover e divulgar o acervo e outros serviços oferecidos  pela Biblioteca através de exposições, publicações e palestras.

 SERVIÇOS DE PROCESSAMENTO TÉCNICO E INVENTÁRIO

Os serviços de processamento técnico e inventário é responsável pela analise temática, descritiva, e elaboração de listas de autoridades de todo o acervo para fins de disseminação preparo e armazenamento.

   SERVIÇOS  ADMINISTRATIVOS

Compete aos serviços administrativos, executar todos os procedimentos administrativos inerentes á Biblioteca, estabelecer contactos com as diversas áreas da Enad, controlar e manter o estoque de material de consumo, receber e arquivar documentos.

 SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE COLECÇÕES

Os serviços de desenvolvimento de colecções é responsável pela selecção, aquisição( compra, doação, permuta), registos de documentos,encadernação,desbate(mobilização do acervo) e descarte(retirada definitiva do material do acervo).

 SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DO  ACERVO E VISITAS GUIADAS

Os serviços de manutenção do acervo e visitas guiadas são responsáveis pelo armazenamento, acondicionamento, higienização, segurança de acesso e defesa contra sinistros, bem como a localização de obras nas estantes, e analise do material bibliográfico.Providencia a reposição de etiqueta de lombada pelo software existente.Qualifica os materiais que podem ser recuperados ou dar baixa.Regista a data e hora para que a visita orientada possa ser efectuada.

 ACERVO DOCUMENTAL

O acervo da Biblioteca compreende: Livros, periódicos, folhetos, manuais, mapas, teses., dissertações, normas técnicas, fitas de vídeo, CD-ROM, DVD e outros materiais que possam ser incluídos.Todo o material bibliográfico a ser adquirido (compra, doação, intercâmbio) é imediatemente  incorporado ao património da ENAD.

O material bibliográfico recebido por qualquer Direcção da ENAD, deverá ser encaminhado á Biblioteca para registo e incorporação patrimonial.

ACESSO E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

A Biblioteca está  aberta ao Público todos os dias úteis das 8h00 às 17h00, sem interrupção.

Apenas os usuários internos com destaque aos formadores, formandos,, pesquisadores e funcionários da Escola Nacional de Angola, terão livre acesso às estantes.

Os utilizadores têm a sua disposição uma sala de leitura, equipada com  rede interna  de internet para pesquisa nas bases de dados locais e na internet, impressora e fotocopiadora.

O material bibliográfico consultado não deverá ser reposto nas estantes pelos usuários.

 REPROGRAFIA

  • A Biblioteca  oferece serviço  de Reprografia, observando sempre que o material só poderá ser fotocopiado de acordo com a legislação sobre direitos autorais.
  • Não é permitida a reprodução de obras que se encontrem em mau estado de conservação, assim como de dissertações e de teses não publicadas.
  • A importância a cobrar pelo uso do equipamento designadamente fotocopiadora e impressora, bem como o custo  das cópias, são estabelecidas pela Direcção de Administração e Finanças, da Escola Nacional de Administração.
  • A Direcção Geral da ENAD pode isentar os pagamentos referidos no número anterior as instituições com as quais tem protocolos celebrados ou mantenha relações privilegiadas.

EMPRÉSTIMO

O serviço de empréstimo compreende as modalidades  interna e domiciliar.O serviço de empréstimo interno é gratuito e só é permitido aos formadores, formandos e funcionários da ENAD.As obras requisitadas, só podem ser consultadas nas instalações da ENAD, pelo período que durar a requisição e com observância as seguintes regras:

  • A devolução do documento deve ter lugar na data estabelecida pelo técnico bibliotecário.
  • As obras de Referências  (Dicionários, Constituições, Códigos, etc), não podem exceder os três dias de empréstimo.
  • O empréstimo de documentos para uso nas salas de aulas só pode ser feito pela direcção que dá apoio a acção de formação, ficando o requisitante responsável pela devolução, bem como pelo extravio ou eventuais danos causados.
  • A Biblioteca poderá a qualquer momento, solicitar a devolução das obras e realizar verificações no sentido de preservar o seu património.
  • O empréstimo domiciliar só é permitido mediante autorização superior.