ENAD Escola Nacional de Administração

Investir na competência,
sustentar o desenvolvimento

Enad promove debate sobre a mulher

08
jan 2015

No quadrante internacional, várias têm sido as iniciativas para a Promoção da Mulher; Recorde-se por exemplo as conferências de Beijing, a conferência do Rio +20, em que se discutiram questões relacionadas com o desenvolvimento da mulher, sobre o seu empoderamento e a sua consideração nas tomadas de decisão. Juntam-se às conferências internas, as iniciativas regionais que também se têm debruçado sobre o papel da mulher e onde foram fixadas metas sobre a inserção da mulher no processo de tomada de decisão.

Com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento e afirmação da mulher, e no âmbito do encerramento do ano formativo 2014, a Escola Nacional de Administração, ENAD, realizou no dia 17 de Dezembro, nas suas instalações, uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A Mulher na Administração Pública”.

Composição do Painel:

  • Dra. Luísa Damião – Deputada e Jornalista.
  • Dra. Genoveva Lino – Presidente da 10a Comissão Parlamentar
  • Dra. Maria Helena Gamboa – Directora Nacional Para Igualdade do Género
  • Dra. Rosa Branca – Directora Adjunta do Gabinete do Ministro do MAPTSS

Dra. Luísa Damião moderou o evento que contou com a dissertação de temas referentes à mulher, seu enquadramento na Administração Pública, direitos, deveres, conduta ética, participação na tomada de decisão e na execução de tarefas, representação em cargos de direcção e chefia e conciliação entre a vida familiar e profissional.

Particiraram do evento, Deputados à Assembleia Nacional, Membros do Grupo Parlamentar das Mulheres, Associação das Mulheres Juristas, Associação das Mulheres Empresarias, Associação das Secretárias de Angola e membros da sociedade civil.

O debate sobre “A Mulher na Administração Pública” contou igualmente com um momento cultural entre a poesia, o canto e o teatro.