ENAD Escola Nacional de Administração

Investir na competência,
sustentar o desenvolvimento

Outros Domínios de Formação

Gestão Estratégica

O tema estratégia envolve as definições básicas da organização (negócio, missão, visão e valores), análise do seu ambiente de actuação (ambiente macro r sectorial), seu posicionamento competitivo, análise da sua cadeia de valor, a definição de estratégias corporativas e de negócio, o planeamento e o acompanhamento da implementação das estratégias.

Elaborando a Solução

A customização de soluções permite entender desde a necessidade de sensibilização sobre o tema até a construção conjunta das estratégias e dos processos de implementação.

Governança Corporativa

Na medida em que o controle das organizações se torna mais pulverizado, confiança e credibilidade têm se tornado critérios fundamentais para os investidores na hora de alocar os seus recursos. Nesse contexto, a governança passa a ter um papel cada vez mais relevante.

Para isso isso, a Unidade de Formação em Gestão e Negócios, desenvolveu com os seus parceiros, um modelo de Governança Corporativa, contruídos segundo valore e práticas universalmente aceites. Alguns aspectos destacam-se em sua concepção: a convergência de totdos os pontos relevantes para o objectivo central de maximizar o valor das organizações.

 Finanças, Contabilidade e Fiscalidade 

Independentemente da área em que actua, o gestor precisa ter foco na melhoria do resultado da sua empresa. O conhecimento de finançasajuda a descobrir como o trabalho de cada área pode contribuir para o resultado da organização. Finanças têm um linguajar de resultado global que quando bem entendido pelas áreas, facilita o alcance da tão almejada visão sistémica.

Elaborando a Solução

A solução da UFGN pode focar o desenvolvimento de uma visão sistémica de finanças corporativa na profundidade desejada pela organização customizada com os seus planos de contas e balanços, usando a sua estrutura.

 Levantamento do custo de capital próprio;

 Contabilidade de Gestão;

 Análise de investimento;

 Análise de Risco;

Gestão de pessoas

Promover o alinhamento das pessoas é fundamental para fortalecer as capacidades de toda a rede de actores envolvidos no processo de implementação da agenda estratégica.

Monitoria e Avaliação

o Monitorar e avaliar significa gerar informações sobre o desempenho de algo, identificar factores negativos e positivos e fazer uso dessas informações de forma a incorporá-las ao processo decisório, buscando aprendizado e promovendo transparência e responsabilização.

Desenvolvimento de Gestão

O propósito do desenvolvimento de gestão é ampliar e consolidar o papel do gestor em relação às demandas e os desafios da organização.

Elaborando a Solução

As soluções de desenvolvimento de gestão permitem atender a demandas com diferentes graus de complexidade e de natureza diversificada.